Ex-prefeito de Torixoréu e mais oito são acionados por fraudes na Previdência dos Servidores

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Barra do Garças, ingressou com ação civil pública, com pedido liminar, requerendo a indisponibilidade de bens do ex-prefeito de Torixoréu e atual secretário municipal de Finanças, Odoni Mesquita Coelho, e de mais oito pessoas. O valor a ser bloqueado atinge o montante de R$ 4,5 milhões, que inclui, além do dano causado ao erário, mais R$ 3 milhões para pagamento de multa civil.

O montante, conforme o promotor de Justiça Marcos Brant Gambier Costa, decorre da falta de recolhimento e de repasse de contribuições previdenciárias ao Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Torixoréu (FAPET), abrangendo os anos de 2013 a 2016. Além do secretário de Finanças, também foram acionados os servidores integrantes do Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do FAPET.

“No curso das investigações, além da retenção dolosa de contribuições previdenciárias por parte do réu Odoni Mesquita Coelho, bem como a falta de repasses de parte das contribuições descontadas da folha de pagamento dos servidores públicos, também se descortinou que os servidores públicos integrantes dos órgãos de administração do FAPET foram coniventes com a situação, ao deixarem de tomar medidas determinadas por lei para fiscalizar o cumprimento das normas jurídicas relativas ao Plano de Custeio Previdenciário”, diz um trecho da ação.

Segundo o MPE, os conselheiros do FAPET, apesar de não terem realizado reuniões para praticar os atos fiscalizatórios, forjaram atas como se tivessem participado de reuniões periódicas do Conselho Deliberativo e Fiscal. Foi constatado que recursos vinculados ao FAPET foram utilizados para a realização de outras despesas no âmbito do Município, o que é vedado por lei.

“O réu Odoni Mesquita Coelho, nos anos de 2013, 2014, 2015, e no mês de fevereiro de 2016, não pagou parte das contribuições previdenciárias próprias do Município de Torixoréu e também não repassou ao FAPET parte das contribuições previdenciárias descontadas, compulsoriamente, da folha de pagamento dos servidores públicos, além de ter deixado de cumprir obrigações relacionadas a acordos de parcelamentos”, acrescentou o MPE.

“A administração de recursos públicos deve ser realizada de forma ética e profissional, com contabilidade precisa e transparência. A Constituição Federal exige, em seu artigo 37, a moralidade e eficiência do administrador público, o que foi consagrado pela Lei 8.429/92. Para se efetivar a vontade do constituinte, não deve haver tolerância com as más práticas de gestão pública, principalmente aquelas continuadas, que demonstram um descaso grave dos agentes públicos, como ocorreu na Administração do FAPET”, concluiu o Promotor de Justiça.

A ação civil pública foi proposta nesta segunda-feira (03.09), na Comarca de Barra do Garças.

Ubiratan Braga

Jornalista, radialista, publicitário

16 comentários em “Ex-prefeito de Torixoréu e mais oito são acionados por fraudes na Previdência dos Servidores

  • 4 de outubro de 2018 a 22:39
    Permalink

    It’s an remarkable paragraph in favor of all the internet
    viewers; they will take benefit from it I am sure.

    Responder
  • 6 de outubro de 2018 a 14:39
    Permalink

    Hello! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be
    ok. I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward to new
    updates.

    Responder
  • 21 de outubro de 2018 a 02:02
    Permalink

    Your article on Ex-prefeito de Torixor??u e mais oito s??o acionados por fraudes na Previd??ncia dos Servidores | Aqui a Informa????o is very good. I hope u can continue posting many more post in the future. Viva aquiainformacao.com.br

    Responder
  • 21 de outubro de 2018 a 13:39
    Permalink

    I’m really impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog.
    Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Either way keep up the nice quality writing, it is rare to see a nice blog like this one today.

    Responder
  • 8 de novembro de 2018 a 14:10
    Permalink

    online prices nz

    9504 online online soft tabs

    9504 online generika kaufen paypal

    9504

    Responder
  • 10 de novembro de 2018 a 00:36
    Permalink

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied
    on the video to make your point. You obviously know what youre
    talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something informative to read?

    Responder
  • 14 de novembro de 2018 a 08:16
    Permalink

    Hi there! I know this is somewhat off topic but I was wondering
    which blog platform are you using for this site? I’m getting sick
    and tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking
    at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the
    direction of a good platform.

    Responder
  • 17 de novembro de 2018 a 11:40
    Permalink

    That is really attention-grabbing, You’re a very skilled
    blogger. I have joined your feed and stay up for in search of extra of
    your magnificent post. Also, I’ve shared your web site
    in my social networks

    Responder
  • 21 de novembro de 2018 a 10:06
    Permalink

    [url=http://1stbaclofen.com/]Baclofen[/url] [url=http://1stalbuterol.com/]price of albuterol[/url] [url=http://1stvaltrex.com/]valtrex[/url] [url=http://1stalbendazole.com/]Buy Albendazole Online[/url] [url=http://1stsildenafil.com/]sildenafil citrate tablets ip 100 mg[/url] [url=http://1stpropecia.com/]finasteride price[/url] [url=http://1stkamagra.com/]Kamagra[/url] [url=http://1stcafergot.com/]ordering cafegot[/url] [url=http://1stcialis.com/]cialis uk[/url] [url=http://1sthydrochlorothiazide.com/]hydrochlorothiazide 25[/url]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>