Orla do Porto preparada para Dia da Consciência Negra nesta segunda

A Prefeitura de Cuiabá promoverá nesta segunda-feira (20), data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, um grande evento de comemoração na Orla do Porto, a partir das 18h. O evento conta com uma programação preparada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, por meio do projeto Kwanzaa, idealizado em homenagem ao dia que simboliza a luta do povo negro através dos movimentos de resistência pela igualdade racial e de direitos. Sob as bênçãos de São Benedito, o santo negro e padroeiro da Capital, a “Missa Afro” será conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá Dom Milton A. Santos.

Com o apoio da Igreja do Rosário e São Benedito, e o empenho do padre Marcos Antônio de Oliveira Santos foi possível contar com o Arcebispo da Capital Dom Milton Santos para presidir a oratória dedicada ao “Dia da Consciência Negra”, que também terá na liturgia, os célebres párocos de Rosário e São Benedito e da Igreja São Gonçalo.

“Levamos o convite ao nosso arcebispo Dom Milton, que imediatamente se prontificou a realizar a missa. Eventos como estes, são importantes, principalmente, para fazer esse resgate histórico entre as religiões. A função da igreja é mostrar que a fé cristã não compactua com nenhum tipo de diferença, preconceito ou discriminação. Além de que, essa é uma oportunidade de ressaltarmos o santo negro, o nosso São Benedito, que foi pobre e negro e, provou ser uma pessoa de tremenda sabedoria e que sempre foi um servo de Deus”, destacou o padre Marcos.

A Celebração contará ainda com a saudação dos representantes das religiões de matizes africanas, com o objetivo de cessar as diferenças e provar que todos são semelhantes diante de Deus, visando passar uma mensagem de paz e amor entre os povos.

“Quando se fala em paz e igualdade é tudo que todos nós buscamos. Mas o grande objetivo de tudo isso é reativar a nossa consciência, seja ela negra ou não, para a intolerância social. É um dia feito para repensarmos nossas ações com o próximo, para despertar em nós o sentimento de compaixão, ou seja, um dia de reflexão para todos nós. Quanto à religiosidade, estamos aqui para dar as mãos a todos que tenham fé em Deus e que nos procure”, assegura o representante do grupo Kunta Kinte, Alair Fernandes.

A “Missa Afro” também deverá ser realizada na região do grande CPA, que este ano está na sua 16º edição, com a participação diocesana católica, como também de igrejas evangélicas.

Segue a programação do projeto Kwanzaa

18h – Apresentação Capoeira de Angola

19h – Missa Afro – celebrado por Dom Milton

20h – Show “Divas Negras” – com 6 cantoras negras que farão uma viagem musical entre o rap, soul, MPB e o samba

21h – Intervenções culturais livres

Praça de Alimentação comandada pelos festeiros de São Benedito.

Ubiratan Braga

Jornalista, radialista, publicitário

60 comentários em “Orla do Porto preparada para Dia da Consciência Negra nesta segunda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>